Monday, May 28, 2007

Toulouse e Carcassonne


Há cerca de uma semana (num sábado) fui até Toulouse numa viagem que começou bastante atribulada. Fruto de excesso de trabalho, as checklists mentais que já estão mais que programadas e rotinadas não funcionaram lá muito bem. Vejamos:
- Esqueci-me no local de trabalho do bilhete de avião e voucher do hotel, o que fez que 1h 1/2 antes do voo tenha tido de ir buscar essa documentação ao escritório. Felizmente não fica muito longe do aeroporto.
- Não encontrei o carregador do telemóvel e o mesmo estava sem bateria. Novamente a ida ao escritório resolveu o problema.
- Quando cheguei a esse mesmo escritório lembrei-me que não tinha colocado umas calças na mala, o que para 4 dias era um pouco mau. Neste caso a loja da Springfield no aeroporto da Portela satisfez as minhas necessidades.
- Finalmente descobri pouco antes de sair de casa que a minha boleia tinha sido violentamente mordida e dissecada pelo seu gato raivoso e estava incapacitada de conduzir, o que me obrigou a levar o carro até ao escritório e aí o abandonar durante 5 dias.

Sem mais percalços cheguei a Toulouse via Madrid, pouco antes da hora de jantar. Debaixo de uma chuvada, lá consegui encontrar o caminho para o hotel, onde cheguei encharcado. Depois de mudar de roupa e me secar lá fui à procura de um sítio para comer. Entretanto o tempo melhorou e depois de comer uma chinezada dei uma pequena volta pela cidade e pelos sítio mais movientados como a praça do capitólio e a praça Wilson. A primeira impressão que fiquei foi bastante negativa, com a quantidade enorme de pedintes que vivem nas ruas, bem como a sujidade e o mau cheiro das mesmas. Entretanto descobri que neste dia era a noite dos museus e podia entrar à pala em todos. Parecia que a minha sorte estava a mudar, infelizmente Toulouse não é Paris ou Londres (ou mesmo Lisboa), o que rapidamente constatei após ver uns quantos calhaus no museu de St. Sernin e uns quadros medíocres numa galeria de arte que não me lembro o nome. Fui-me deitar.

Com o domingo todo para passear pela cidade, levantei-me, tomei o pequeno-almoço e pus-me a andar, com o céu nublado mas a temperatura bastante amena. Bastante movimento nas ruas, com inúmeros mercados ao ar livre e bastantes pessoas a fazer jogging ou a andarem de bicicleta. Muitos jovens, muitos imigrantes (principalmente do magrebe) e novamente muitos sem-abrigo. Muitas igrejas para visitar, não fosse este um ponto de passagem num dos caminhos de Santiago francês (nomeadamente o que liga Arles a Compostela). Cidade atravessada pelo rio Garonne e pelo canal du Midi, tem uma bela relação com a água, com muitos jardins e passeios à beira da água. As margens do rio Garonne oferecem os melhores sítios para um passeio relaxado ou para simplesmente descansar e ler um livro. Mais uma meia dúzia de edifícios interessantes e termina por aí. A oferta a nível de museus também não é vasta tal como tinha descoberto na noite anterior, o único sítio que acabei por achar interessante foi o Chateau d'Eau, com uma exposição de fotografia bem fixe.

Concluindo é uma cidade como tantas outras, pouco fascinante. Os highlights acabaram por ser pequenos pormenores, como a passadeira à beira do rio e um pequeno jardim japonês que encontrei um pouco por acaso, bem como a grande quantidade de jovens dá um ambiente descontraído e animado à cidade. Os pontos negativos são mesmo os problemas sociais e a degradação e sujidade da cidade.

Depois de uns dias de trabalho (sim, porque para haver diversão tem de haver trabalho) apanhei o TGV na quarta de manhã para Carcassone (cerca de 45min de viagem), uma bonita vila fortificada que remonta ao tempo dos romanos mas que foi praticamente toda reconstruida no sec. XIX. Bastante turística, mesmo a uma quarta-feira as hordas de japoneses e outras excursões eram mais que muitas. Felizmente cheguei lá muito cedo e consegui escapar um pouco a essa invasão e tirar algumas fotos. Perto da hora de almoço, farto de turistas e do calor de mais de 30º resolvi voltar a Toulouse, onde passei o resto do tempo a ver lojas (de preferencia com ar condicionado), antes de regressar a Portugal.

Fotos em http://lbaia.fotopic.net/c1286939.html

3 Comments:

Blogger Eva Gonçalves, PhD Sociology said...

O gato foi devidamente castigado!
:P

O dedo ainda não recuperou ... :(

3:32 PM  
Blogger ClearedForTakeOff said...

essa do gato LOL

já se ouviram desculpas melhores

4:34 AM  
Blogger Eva Gonçalves, PhD Sociology said...

Xiu!!!
Olha que o Zozobra ainda percebe!!
:P

9:45 PM  

Post a Comment

<< Home