Wednesday, October 11, 2006

Tallinna - Eesti, part I



A 1ª impressão que fiquei quando cheguei a Tallinn não foi boa. Uma aeroporto que parece uma gare de autocarros, sem multibancos ou pessoas que falem inglês; um autocarro mal cheiroso cheio de estónios e russos de modos rudes e pouco amistosos; um percurso pautado por subúrbios sujos e feios, onde blocos de betão de "arquitectura" russa de aspecto infeliz albergam pessoas com um aspecto ainda mais infeliz.

O autocarro lá chegou ao centro da cidade e de repente tudo mudou. Estava de regresso à europa ocidental, mais concretamente podia estar em qualquer cidade no norte da europa. Uma coroa exterior composta por prédios-sede de multinacionais e centros comerciais onde gente moderna se passeava em carros de luxo, e uma coroa interior albergando a cidade antiga, a tal que aparece nos guias de viagem e que atrai os turistas (com excepção dos finlandeses que só são atraídos pela bebida barata). Aqui
até as pessoas falavam inglês (apesar de rudimentar).

Com mais ou menos dificuldade (só me enganei 3 vezes) lá cheguei ao hostel onde tinha aluguado um quarto e cujo critério de escolha foi apenas o menor preço possível. Fui recebido por uma rapariga bem gira (Katrin de seu nome) mas simpática como um urso. Ainda eu não tinha começado a preencher o impresso de check-in já ela me estava a pedir o pagamento ("1350 kroonas, no cards, money only"). Quando eu fiz uma cara estranha apenas porque não tinha percebido o que ela disse, ela apontou para um papel a indicar que quem não pagasse à priori seria levado para a antiga sede da KGB onde me seriam arrancadas as unhas dos pés (ok, esta parte fui eu que deduzi do olhar dela). Bem, no fim as coisas lá se resolveram (pensando bem, para que servem as unhas dos pés?).

O meu quarto tem menos de 10m2, com uma cama feita para anões e um conjunto de quinquilharia retro: uma telefonia, um candeeiro de estanho e um baú a cair de podre. As paredes tão forradas por duas secções de papel, a inferior disposta em listas horizontais verde-tropa e a superior com um padrão a imitar recortes de jornais. Percebo agora onde foram filmadas aquelas séries da BBC dos anos 70. O site da Internet onde aluguei o quarto mencionava uma decoração moderna e acolhedora. Ao menos tudo está limpo e por 30€/noite a 5min da praça central é muito bom.

Depois de despejar boa parte da mochila no quarto decidi ir dar uma volta de reconhecimento pela cidade, preparar os dias seguintes. Vi uma igreja com uma torre bem alta, outra igreja com uma torre ainda mais alta, vi uma catedral cheia de coisas escritas com uns caracteres estranhos e que tinha um sósia do Rasputin a celebrar missa, vi uma loja chamada "Casa de Portugal" (a investigar melhor amanhã), e não vi mais coisas porque começou a chover bastante e eu resolvi refugiar-me num pub.

O pub em que acabei por parar chama-se "Hell Hunt" e gaba-se de ser o 1º pub da Estónia (datado de algures no séc. XVII). A cerveja produzida no pub sabia a mijo de um burro da Estónia do séc. XVII e juntando isso ao facto de a maioria dos clientes serem homens e turistas levou-me a ponderar não mais lá voltar. Mas como ainda chovia lá fora e a comida da Lufthansa não é muito do meu agrado, pedi mais uma cerveja e conheci um casal de espanhóis das Astúrias que tal como eu estavam aqui de férias um pouco por acaso e que tal como eu se sentiam um bocado perdidos.

Depois da amigável conversa, regressei ao hotel para escrever estas notas e ler umas quantas notícias na parede, ouvindo a chuva a cair, esperando que chova tudo esta noite para amanhã fazer sol...

6 Comments:

Blogger Jingas said...

Duvidas:

1 - Que é simpatia de urso??

2 - Se a cama era feita para anões, a Branca de neve não te fez companhia??

3 - Casa de Portugal era o quê?

4 - Quando escreves a II parte? Tou curiosa...

1:04 AM  
Blogger Zozobra said...

1- Simpatia madeirense
2- Eu tentei, eu tentei...
3- Wait for next chapter...
4- Soon, soon...

:D

10:43 AM  
Blogger Jingas said...

Ai... não percebi a da simpatia madeirense...

1:49 PM  
Blogger Eva Gonçalves, PhD Sociology said...

Para quem já dormiu no meio do nada, num beliche, partilhando o quarto com mais 14 pessoas, assim como a casa de banho, esta descrição parece um hostel de luxo!

Há ursos na Madeira?! :P

6:03 PM  
Blogger Cleared For Take Off said...

espero pela próxima crónica de Es-Talinn..e em breve..senão vais ver a simpatia AJJ

12:49 AM  
Blogger Zozobra said...

Hummmm, deixa la ver...

Todos os dias tenho aqui a frente no trabalho um urso q diz "quilhometros", por isso sim, ha ursos na madeira...

10:38 AM  

Post a Comment

<< Home