Wednesday, May 10, 2006

Inside Man


Dalton Russell (Clive Owen) e o seu grupo assaltam um banco em Manhattan com um plano que parece ser perfeito. Os detectives Keith Frazier (Denzel Washington) e Bill Mitchell (Chiwetel Ejiofor) são chamados para resolver a situação mas deparam-se com Madeline White (Jodie Foster) contratada pelo director-geral do banco, Arthur Case (Christopher Plummer), que pretende que o conteúdo do seu depósito não se torna público. Frazier e Mitchell rápidamente se apercebem que o que está em jogo é bem mais do que um mero assalto e que Dalton parece mais interessado no conteúdo de um dos depósitos do que no dinheiro.

O que parece um simples filmes de ladrões de bancos depressa se revela em algo mais especial. O argumento está muito bem escrito e estruturado, conseguindo manter o suspense e a expectativa do público do princípio ao fim, acrescendo a isso um humor inteligente, mordaz e até por vezes caústico.

Há muito que o Spike Lee deixou de fazer filmes exclusivamente "anti-racismo" para se tornar um realizador que faz filmes mainstream incluindo temas raciais e sociais. As críticas à sociedade estão lá, desde o sikh que é confundido com um árabe, ao puto preto que acha cool ser ladrão de bancos pq quer ser rico como o 50 cent, passando pelo sexismo dos polícias. Juntamente com o ainda melhor "A Última Hora", temos talvez os melhores retratos de Nova Iorque pós 11/09, embora nenhum dos dois seja um filme sobre essa temática.

Tecnicamente o filme também está irrepreensível. A nível de realização e fotografia deve ser dos melhores filmes dele, com planos únicos de NY e ângulos de camera fascinantes, que prendem o público à cadeira e dão o ritmo adequado a um filme que, não vivendo de grandes efeitos especiais nem acrobacias ou explosões transmite uma imagem de acção do ínicio ao fim. A nível de interpretação não se pode exigir melhor. Se o Denzel e a Jodie já não precisam de mostrar a ninguém que são bons actores, o Clive Owen, consegue aqui um excelente papel, tal como aliás já tinha revelado em Sin City.

Na minha opinião um filme excelente, que dificilmente não estará no meu top 10 do ano...

2 Comments:

Blogger Jingas said...

Concordo.Excelente mesmo.

10:20 PM  
Blogger Eva Gonçalves, PhD Sociology said...

Muito bom! Só falhei as palavras finais do senhor.

7:55 PM  

Post a Comment

<< Home