Tuesday, July 11, 2006

À espera do TP728

Quem me conhece sabe que paciência não é uma das minhas virtudes. Detesto atrasos, detesto que me façam esperar, detesto fazer esperar. E esperar por um avião que se atrasou não é excepção. Ainda mais depois de um dia inteiro de trabalho, em que acordei às 7 da manhã, são 19e30 e tou à espera de um voo para Madrid que já está atrasado uma hora.
Tou naquele estado em que se uma velhinha me viesse perguntar onde é a porta 15 eu provavelmente respondia-lhe algo como "Ó velha estúpida, não sabes ler as indicações? Ve lá se queres levar um pontapé na rótula e que eu te arranque um olho à dentada!". Bem, espero que ninguém me venha dizer nada.

Quando estou nesta situação de espera, e não estou a espumar da boca, gosto de observar as pessoas no aeroporto. Acho que deve ser dos melhores sítios para uma tese de mestrado em análise comportamental. Entre a fauna típica destaco os seguintes:

- A sra. Vodafone, uma praga dos tempos modernos e que também se encontra em versão masculina, passa o tempo todo a contar a vida a toda a sua lista telefónica. A minha sugestão é que leia um livro ou uma revista pois não incomoda quem está ao pé e não se arrisca a apanhar um tumor cerebral. Nem um pontapé na rótula;

- A tia viajada, com as suas malas Louis Vuitton, que passa o tempo a contar à amiga (que se mostra muito fascinada com a história) os fds que passa em Milão ou NY, mas que depois não sabe qual a diferença entre o bilhete e o cartão de embarque;

- O passageiro "quem sou eu?" que se caracteriza pela sua desconfiança e amnésia, pois de 5 em 5 min vai perguntar à assistente de terra se aquela é a porta 15, se a porta 15 é a do voo para Madrid, se está no aeroporto de Lisboa, e por aí fora... acho que também não teria jeito para funcionário de aeroporto;

- A família "completely lost", que passa o tempo todo a correr em pânico de um lado ao outro do aeroporto, sem fazer a mínima idéia de para onde tem de ir, arrastando os sacos e os filhos como se tivessem a fugir de um fogo;

- E finalmente a família "Always on Time" que monta acampamento na porta de embarque no mínimo 3h antes do voo. Normalmente caracterizam-se por ser uma família de emigrantes obesos, com bigode e com uma tshirt do Cristiano Ronaldo (esta descrição aplica-se a toda a familia). Também se encontram exemplares destes em famílias que estão a voar pela primeira vez para destinos exóticos como a Rep. Dominicana ou Benidorm.

Outra coisa que gosto de fazer nos aeroportos nos tempos mortos é olhar para os painéis informativos e sonhar com viagens para destinos de sonho. Ainda me lembro quando a última vez que estive em Frankfurt e anunciava um voo para a Reiquejavique junto ao de Lisboa, e como eu adoraria trocar 2 dias de reunião enfadonha por 15 dias de férias de Trekking na Islandia.
Felizmente o aeroporto de Lisboa é mais pobrezinho a nível de destinos de sonho, os poucos que tem já os conheço. Mesmo assim dou por mim a imaginar se Kiev tem alguma coisa de jeito para visitar ou a pensar que talvez apanhar chuva em Manchester seja uma boa idéia. Enfim, acho que tou a ficar tolo de tanto viajar.

Mas o que gosto mesmo é de estar a ouvir a menina a anunciar o embarque no meu voo... e por isso me despeço...

6 Comments:

Blogger Eva Gonçalves, PhD Sociology said...

Muito bom!
A família "Always on time" está excelente!

9:00 AM  
Blogger Cleared For Take Off said...

Esqueceste os PALOPS que nem sabem o que é uma porta de embarque.

E os Venezuelanos cheios de sacos e a ver se metem á frente do pessoal no embarque

12:55 PM  
Blogger Ricardo Fortes said...

E os tarados, que viajam por viajar, apenas para conhecer aeroportos e para andar em aviões diferentes.

3:23 PM  
Blogger Zozobra said...

E que te dizem a matricula do aviao so por analisarem a ferrugem do rebite da asa...

11:31 PM  
Blogger Eva Gonçalves, PhD Sociology said...

Não percebo porque as berlengas não tiveram direito a crónica!

3:56 PM  
Blogger Zozobra said...

Solf: esse algo de relevo passou-se depois de ja ter terminado a cronica...

Blue: Não tive inspiraçao... pode ser q ainda chegue...

4:24 PM  

Post a Comment

<< Home