Thursday, July 06, 2006

Helsínquia - Suomi (part 3)


Na segunda-feira conseguimos acordar a horas decentes e tomar o pequeno-almoço no hotel. Este seria o último dia em Helsínquia antes de irmos para Espoo (apenas a 10km daqui) onde terminaria o lazer e começaria o trabalho (sort of).

Incontornável em Helsínquia é uma visita a Suomenlinna (fortaleza marítima), pelo seu valor histórico e de arquitectura naval que fez com que fosse incluida na lista de património mundial da UNESCO. O barco para lá parte da Market Square, com o seu mercado ao ar-livre que vende entre outras coisas peixe, fruta e souvenirs. Esta praça alberga o porto de Helsínquia, imagem emblemática da cidade. A viagem de barco demora cerca de 15min e é bastante bonita pois permite uma vista da cidade a partir do mar.

Suomenlinna encontra-se edificada em 4 ilhas ligadas por pontes, e começou a ser construida no séc. XVIII pelos suecos para protegerem Helsínquia dos ataques russos. Além da parte turística, constitui uma comunidade de cerca de 1000 pessoas e contém ainda uma academia naval. Do ponto de vista turístico constitui um bom passeio para apreciar a paisagem, mas talvez devido ao meu pouco interesse histórico pelo assunto não achei nada de espectacular.

De volta à cidade resolvemos visitar a zona norte, que contém edifícios mais modernos. Em particular queriamos visitar o estádio que albergou os JO de 1952. Pelo caminho passámos pela Finlandia Hall, um edificio projectado por Alvar Aalto (o arquitecto mais famoso da zona) mas que para mim entrou apenas para a categoria de mamarracho. O estádio é normal mas a sua torre merece uma visita pois providencia as melhores vistas sobre a cidade. Antes de terminarmos o passeio ainda passámos pelo monumento a Sibelius (famoso compositor finlandes) e pela Temppeliaukio Church, cravada na pedra e bem bonita.

Depois de estarmos o dia inteiro a andar apanhámos por fim o autocarro para Espoo onde ficámos 2 dias, mas cuja única nota de interesse foi que experimentámos no hotel a famosa sauna finlandesa, que não me atraiu muito, primeiro porque não, as saunas não são mistas e depois porque não gosto de me sentir como uma lagosta.

E é tudo, foi um fds bastante interessante e concretizei um sonho de criança, que era conhecer todos os países escandinavos (pancadas minhas, eu sei...)

Podem ver o album de fotos em:
http://lbaia.fotopic.net/c1014420.html

5 Comments:

Blogger Continuaranónimo/a said...

Muitas fotos... umas estranhas, outras boas, outras óptimas... e ainda outras espectaculares!!!

1:09 AM  
Blogger Eva Gonçalves, PhD Sociology said...

Muito boa crónica!
Que bar espectacular o do gelo!
E tu és um mariquinhas! Devias ter ido à sauna onde a seguir ao quentinho da lagosta tinhas de dar um mergulho no mar báltico!

9:04 AM  
Blogger Zozobra said...

Eu dou-te o mariquinhas...
E eu FUI a sauna, seguida de duche de agua fria (o mar n tava mto perto)... apenas n gostei mto...

10:17 AM  
Blogger Eva Gonçalves, PhD Sociology said...

Água fria, tão fria como a do mar báltico? Ainda por cima foste no Verão! Eles vão no Inverno!

12:03 PM  
Blogger Cleared For Take Off said...

Espoo-rra? Sauna de gajos..hum...

1:45 PM  

Post a Comment

<< Home