Monday, October 02, 2006

Praia da Ursa


A poucas centenas de metros do Cabo da Roca existe um pequeno paraíso fotográfico chamado Praia da Ursa. A praia mais ocidental da Europa é um sítio selvagem, fruto de milhões de anos de erosão provocada pela força do oceano atlântico. Para lá chegarmos temos de descer um falésia com cerca de 150m, por trilhos dificeis e escorregadios. Mas quando por fim chegamos ao areal sabemos que valeu o esforço. Escarpas pontiagudas entre falésias elevadas, um pequeno areal e inúmeras rochas trazidas pelo mar fornecem um manancial quase inesgotável de imagens arrebatadoras, principalmente ao fim da tarde quando o sol está perdendo a sua força e se esconde por entre as rochas.

Duas gigantescas pedras destacam-se no seu lado Norte fazendo-nos lembrar, a primeira, uma ursa em pose altiva. Uma lenda conta que há muitos milhares de anos, quando a terra estava coberta de gelo, aqui vivia uma ursa e seus filhotes. Quando o degelo começou, os Deuses avisaram todos os animais para abandonarem a beira-mar, mas a ursa, teimosa, recusou-se pois ali tinha nascido e ali queria ficar. Os Deuses enfurecidos transformaram a ursa em pedra e os seus filhotes em pequenos calhaus dispersos à volta da mãe e ali ficaram para sempre dando assim o nome à praia.

Infelizmente para mim, dispunha de pouco tempo para uma sessão fotográfica condigna com o local, mas em pouco mais de 20 min consegui ainda disparar o obturador da minha máquina quase 2 dezenas de vezes. Mas lá voltarei com mais tempo, de modo a poder aproveitar ao máximo aquela dádiva da natureza... Convém é ir no Outono/Inverno, já que uma pequena busca na net mostra que a praia faz parte da rede de praias naturistas, e o meu interesse pela fotografia resume-se a natureza morta...

Entretanto as poucas fotos tiradas encontram-se em:
http://lbaia.fotopic.net/c1099471.html

1 Comments:

Blogger Parafita said...

Excelentes fotografias, e essa cena de descer ravinas para ver a praia é um risco do caraças.

10:33 PM  

Post a Comment

<< Home