Sunday, January 20, 2008

Filmes de 2007

Como já vai sendo hábito, resolvi escolher os que foram para mim os melhores filmes de 2007. Para simplificar a coisa apenas escolhi filmes estreados nas salas de cinema portuguesas durante o ano de 2007, mesmo que eu os tenha visto antes...

A lista completa de filmes estreados em Portugal em 2007 está em:
http://www.cinema2000.pt/ficha.php3?id=10100&area=melhores

Desta lista vi 59, o que não está mal, e os meus 10 preferidos são:

10 - Livro Negro - Zwartboek
Uma história fascinante sobre os judeus holandeses durante a 2ª guerra mundial, adicionando um moralismo latente e mostrando a linha ténue entre traição e sobrevivência. Excelente argumento e boas interpretações de actores holandeses para mim desconhecidos.

9 - Rescue Dawn - Espírito Indomável
A velha história do prisioneiro de guerra americano no Vietname (ou no Laos neste caso), esta baseada em factos reais. Merece estar na lista pela interpretação magnífica de Christian Bale que mais uma vez perde 30kg para fazer um filme e encarna na perfeição o Dieter Dengler.

8 - Planeta Terror
Em oposição à generalidade das pessoas, preferi os zombies do Rodriguez às power girls do Tarantino, que me pareceu um pouco longo demais. Divertimento puro do início ao fim, com cenas hilariantes.

7 - O Labirinto de Fauno
A imaginação de uma criança no tempo da guerra civil espanhola é o argumento para um filme que tem tanto de fantástico e sobrenatural como de assustadoramente humano. Com uma imagem e efeitos especiais soberbos é o filme de fantasia que nem todos os harry potters e afins juntos alguma vez conseguirão ser

6 - The Fountain - O Último Capítulo
Odisseia sobre a luta desesperada de um homem para salvar a sua mulher. Passada em 3 épocas diferentes (séc. XVI, época actual e séc XXVI), as histórias convergem numa excelente análise sobre o amor, a vida e a morte. Excelentes interpretações tanto do Hugh Jackman como da Rachel Weisz

5 - Sunshine - Missão Solar
Uma mistura de 2001 com Aliens, sobre um conjunto de astronautas que necessitam de ir "reacender" o sol, mas cuja missão começa a correr mal quando se descobre que algo estranho se encontra a bordo. Efeitos especiais assombrosos, uma capacidade fantástica de transmitir para o espectador toda a claustrofobia da nave espacial, um argumento excelente sobre a "guerra" entre ciência e religião e personagens multi-dimensionais fazem deste (pelo menos para mim) um dos melhores filmes de ficção científica dos últimos anos.

4 - Pecados Íntimos - Little Children
Filme tipo "A Beleza Americana" mas mais sério e adulto. As relações entre 4 personagens totalmente banais, toda a moral ligada ao pecado e uma certa infantilidade dessas personagens criam um retrato sociológico da classe média mas sem entrar nos clichés do costume. Uma história perturbadora e que não deixa ninguém indiferente.

3- Zodiac
David Fincher volta a realizar um filme excelente. Reconstituição histórica de um dos mais célebres serial killers americanos, foca-se principalmente na obsessão de 3 homens que ao longo dos anos dedicaram e destruíram a sua vida à procura do assassino que nunca foi capturado. Com uma realização estupenda que mantém o espectador colado à cadeira durante todo o filme, isto é cinema puro e intenso.

2- Promessas Perigosas - Eastern Promises
O Cronenberg parece ter deixado de vez os universos fantásticos que caracterizavam os seu filmes e após o também excelente "Uma História de Violência" apresenta Eastern Promises, um thriller sobre a máfia russa em Londres e principalmente sobre a natureza humana na sua forma mais primitiva, reproduzida na perfeição através de uma realização crua e violenta. Viggo Mortensen assina talvez a sua melhor interpretação de sempre encarnando na perfeição o motorista/hitman da máfia russa. Não tivesse um final um pouco desapontante e para mim seria de certeza o melhor filme dos últimos anos.

1- Cartas de Iwo Jima
Pois é, o mestre Clint não falha. Apesar de os óscares terem ido por bondade para o Scorcese, as Cartas de Iwo Jima é para mim um dos melhores filmes de guerra de sempre. Parece quase impossível que alguém ocidental tenha conseguido filmar e exteriorizar de forma tão autêntica e real a face japonesa da guerra, com todos os seus códigos de honra e ambiguidades morais, e sem cair no erro de tomar partidos desnecessários sobre o lado bom e mau da guerra. Contagiante, comovente, simplesmente fantástico.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home