Sunday, September 28, 2008

Francesices

Existe um fenómeno que me tem intrigado e até revoltado nos últimos tempos que é a inexistência de cortinados de chuveiro nos hotéis em França. Digo isto porque regressei agora de duas semanas de férias numa região francesa e sempre que tomava duche involuntariamente criava um lago de 10cm de profundidade no wc, e em três ou quatro ocasiões esse lago estendeu-se ao quarto. Isto revolta-me pois se soubesse que os hotéis onde fiquei tinham piscina privativa teria levado comigo o colchão insuflável e comprado cerveja.

Realmente não percebo pois eu até tenho alguma consideração pelos franceses (ok, não tenho nenhuma consideração pelos franceses, a quem estou eu a tentar enganar...). Além de ser um povo com bastante história, inventou as batatas fritas (oops, foram os belgas), tem os melhores restaurantes (Espanha, segundo o guia Michelin), os melhores vinhos (se medirmos pelo seu preço) e é o único país cuja primeira dama é cantora e já posou nua (apesar de ser italiana). Como é que este povo não percebe um conceito tão simples como o cortinado de chuveiro e continua a levar ao desespero o pobre turista estrangeiro que gosta de se sacudir que nem um cão de água enquanto se ducha? Será crueldade? Ou simples estupidez?

A primeira possível explicação que me ocorreu foi a localização do hotel, sendo que este poderia ser um problema regional, mas rapidamente descartei esta hipótese ao lembrar-me de um hotel em Paris uns anos atrás , que além de não ter cortinado tinha um cabo do chuveiro com menos de meio metro de comprimento a partir do nível do chão, o que fez com que além de ter criado a tal piscina na casa de banho, ainda me obrigou a adoptar algumas posições um pouco humilhantes para conseguir tomar o meu duche.

Outra possibilidade poderá ser a categoria dos hotéis, hipótese que infelizmente não posso aferir, pois turista de pé descalço não entra em hotéis de 4 estrelas, e apenas em hotéis de 3 estrelas quando não existe lugar nos de 2 estrelas ou nos campings (e nessas ocasiões tem de passar fome 2 dias para paga a 3ª estrela). Mas posso garantir que não é um factor diferenciador entre os hotéis de 2 e 3 estrelas. O que não compreendo é como os hotéis que pensam nos clientes como eu que não dispensam um cortinado (e apesar de raros eles existem) não publicitam a existência dessa feature tão importante.

Uma explicação mais abrangente prende-se com o facto de eu achar que os franceses não entendem o conceito de duche. Aliás, eu acho que a grande parte dos franceses não entendem o conceito de banho, achando que é algo intimamente ligado com a praia ou com a chuva (atrás esqueci-me de mencionar que a França é o maior produtor e consumidor de perfumes do mundo). Os restantes franceses acreditam piamente no banho de imersão, mesmo que apenas disponham de um poliban, o que explica a necessidade da criação das tais piscinas dentro das casas de banho.

O drama adensou-se quando finalmente no último dia de férias encontrei um quarto de hotel com o desejado cortinado de chuveiro, o que me fez saltar para dentro do poliban ainda de mochila às costas. Depois de 15 minutos a gastar água e a ouvir as gotículas a embaterem no plástico do cortinado abri o mesmo e descobri que não tinha uma piscina de 10cm de profundidade mas sim de 20cm, pois a parede divisória entre o poliban e o resto da casa de banho estava rachada. Isto parecia uma conspiração de proporções épicas.

Resignado com tentar arranjar uma explicação para este problema desisti de as procurar, mas sempre que for a França vou continuar a ter a esperança de ver o tal outdoor com a seguinte publicidade "chambre avec bain privatif, wi-fi, aire conditionné et courtine por le douche".

2 Comments:

Blogger Eva Gonçalves, PhD Sociology said...

LOOOOLLLLL

3:09 PM  
Blogger ZekE said...

Prefiro abster-me de comentar algo referente a franceses....não ia ser agradável :P

3:40 PM  

Post a Comment

<< Home