Saturday, August 29, 2009

CHULOS!!!!

- That's 2€ for leaving your jacket...
- I'm ok, I don't want to leave my jacket.
- Ok...
- ...
- If you don't leave your jacket you're not allowed to go in!
- Ok, I'll leave my jacket.

Esta regra dos bares finlandeses deve ser a maior chulice que eu vi e a maneira mais fácil de ganhar dinheiro. E pelos vistos isto não se aplica apenas em discotecas, mas em bares e pubs normalissimos. Pelo menos parece que só se aplica a partir de certa hora, à tarde ou por volta da hora de jantar nunca vi esta imposiçao ridicula.

Ainda por cima eu nem tinha um grande casaco, mas pelos vistos não passa nos padrões deles...

CHULOS!!!!!

Sunday, August 16, 2009

Home, sweet home

Aqui está o primeiro post deste regresso, e sobre a minha nova casinha.
Para começar fiquei surpreendido com o funcionalismo do mercado de arrendamentos aqui em Helsinquia, pois cheguei cá na quinta de madrugada, na quinta à tarde estava a ver casas, na sexta à tarde a assinar o contrato e no sábado de manhã estava para aqui mudado, com tudo tratado e a funcionar menos o acesso à Internet (mas com vizinhos generosos).

A casa foi a última que vi mas foi a que me convenceu. Não era a maior do leque de escolhas, nem a mais próxima do emprego, mas gostei da área e da decoração da casa (ao contrário das outras, cheias de móveis do tempo da avozinha). Ainda por cima era 100€ mais barata que as outras.

A casa fica numa zona bem fixe, algures entre as duas catedrais principais da cidade, na zona de Kruununhaka (parece fácil de dizer mas garanto que sempre que tento explicar onde vivo só me safo quando aponto no mapa). Está a 5 min a pé do centro e zona de bares e a cerca de 20 min do trabalho, mas mesmo estando tão próxima da loucura é uma zona muito calma, sem bares e cujo único restaurante (russo) é mesmo debaixo da minha porta, e além de ser estupidamente caro parece uma fachada pra tráfico de carne branca :-)

Aqui ficam algumas fotos de ma maison...

Back to Action

Pois é, acho que tou de volta à actividade blogueira. Dadas as circunstancias se calhar vou escrever mais sobre as experiencias e os choques culturais na suomi e menos sobre viagens, mas c'est la vie...